Logo USP

facebook

english

español

Residentes do Hovet são recebidos com intensa programação

 RESIDENTES 2017

 

Da A.Com/FMVZ-USP - Publicado em 15 de março de 2017

Nos dias 2 e 3 de março, foram recebidos  35 bolsistas que vão atuar como residentes no Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Eles receberam as boas-vindas do diretor, José Antonio Visintin e da coordenadora do Programa de Residência Aprimoramento e Aperfeiçoamento do Hovet, Simone de Carvalho Balian e da vice-coordenadora, Carla Bargi Belli na abertura do evento que aconteceu no anfiteatro “Altino Antunes”. Na sequência, o professor Carlos Eduardo Larsson apresentou o processo histórico do Hospital Veterinário da FMVZ - USP.

A apresentação do Programa e da infraestrutura da Faculdade foi feita pelo professor André Luís do Valle De Zoppa que falou ainda sobre as atividades, os direitos e deveres dos participantes. A diretora do Hovet, Sílvia Regina Ricci Lucas, falou sobre a relevância do Programa no contexto da Saúde Coletiva, Animal e Ambiental.

O tema "Relações Interpessoais e Estrutura Organizacional na FMVZ - USP" foi apresentado pelo professor Luís Claudio Lopes Correia e Silva, enquanto aspectos relacionados com o Comprometimento, Valores Pessoais e Liderança foram destacados na palestra "Liderança Primordial, apresentada pela professora Simone de Carvalho Balian.Segundo ela, nos 34 anos de existência do Programa entende-se que além da formação e do desenvolvimento continuado das capacidades técnicas é essencial estimular e oferecer oportunidades para que o bolsista desenvolva seus talentos pessoais, entendendo-o como um agente transformador da realidade social no contexto da saúde.

Os bolsistas, durante suas atividades no Programa, partilham suas experiências em atividades com a comunidade em eventos como o Sábado de Assistência à Família (Sasf), iniciativa idealizada e produzida integralmente por eles; a Jornada Científica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e os cursos de atualização profissional.

 

O Programa de Residência do Hovet

O objetivo do Programa de Residência em Medicina Veterinária do Hovet é oferecer ao médico veterinário recém-formado acesso a um conjunto de atividades que permite seu desenvolvimento e o estimule frente à contínua transformação na área da Saúde no seu contexto mais amplo e integrado às necessidades humanas. Iniciado em 1983, é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e credenciado pela Secretaria da Saúde do Estado. Contempla as áreas de Anatomia Patológica, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes e Pequenas Animais e Medicina Veterinária Preventiva e tem duração de um ou dois anos.