Visita à empresa de produtos veterinários: alunos apresentam trabalho sobre uso ético e eficiente de raticidas

raticida

Alunos e professores do VPT visitam empresa para apresentação de trabalho da disciplina Toxicologia            Foto: A.COM/FMVZ-USP

No dia 13 de dezembro, alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP estiveram na Indústria Farmacêutica Vetnil, em Louveira/SP, acompanhados pelas professoras Silvana Górniak e Helenice de Souza Spinosa, do Departamento de Patologia (VPT). O objetivo da visita foi a apresentação de trabalhos desenvolvidos na disciplina Toxicologia, sobre alternativas éticas e eficientes quanto ao uso de rodenticidas ou raticidas, veneno para extermínio de roedores.

O assunto é complexo, pois a população de roedores aumenta de forma rápida em todo o mundo e a proximidade com os seres humanos vem contribuindo para aumentar a incidência de várias doenças e gerando grandes prejuízos econômicos no campo e na cidade. No Brasil, segundo a professora Silvana, há apenas um grupo de raticidas de uso legal, os cumarínicos. “Estes não têm sido tão eficientes, pois os roedores desenvolveram resistência a eles.É um problema mundial. Na Inglaterra, por exemplo, há várias regiões em que esses raticidas não são permitidos”, explicou.

Além disso, o extermínio de ratos envolve questões sobre bem-estar, que se preocupam em encontrar métodos alternativos que não causem sofrimento aos animais. Então, se por um lado é preciso exterminá-los, em benefício da saúde pública, por outro há falta de métodos eficientes em que o animal sofra o menos possível.

Foi considerando esse contexto que os alunos apresentaram propostas avaliadas pelos pós-graduandos do Departamento de Patologia, Mariana Aranha Garcia Gomes, que desenvolve pesquisa na linha de animais de laboratório, e Vagner Gonçalves Júnior, doutorando que desenvolve pesquisa sobre toxicologia. Da Vetnil participaram da avaliação os profissionais das áreas de Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Comunicação, sob a coordenação da Dra. Cláudia Rodrigues.

Trabalho Selecionado

vencedoras

Autoras do trabalho vencedor entre os avaliadores e professoras                                                           Foto: A.COM/FMVZ-USP

A equipe vencedora formada pelas alunas Fábia Nicolini de Deus, Fernanda Romero Isabela e Eller Renata Fiedler, apresentou alternativas aos métodos de controle populacional de roedores sinantrópicos, que vivem próximos à população humana, considerando que estes devem ser baratos, de fácil aplicação e que não causem resistência nos animais-alvo e nem problemas a outras espécies. A solução apresentada no trabalho é a restrição da disponibilidade de alimentos a esses animais, com ações como tratamento adequado de resíduos e de educação sanitária que ensine a população a estocar adequadamente os alimentos, descartar o lixo corretamente utilizando vedação adequada, entre outros. Também propõe que, em sinergia com estes métodos de redução populacional, possam ser utilizados métodos químicos, biológicos ou imunológicos, atingindo assim a eficiência esperada.

Confira o trabalho completo aqui