Hospital Veterinário da FMVZ-USP realiza evento gratuito no Parque Villa-Lobos

CARTAZ SASF VET 3

Com atividades educativas e lúdicas para toda a família. Tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do bem-estar dos pets na saúde das famílias e informar sobre a diversificada atuação do médico veterinário

No dia 4 de fevereiro, a partir das 10 horas, o Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP realiza no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a terceira edição do SASF Vet - Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária. O evento é aberto ao público de todas as idades e seus respectivos animais de estimação. Abordará o conceito de Saúde Única, que traduz a importância da união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental.

Temas e programação

Os temas tratados serão: guarda responsável, zoonoses, segurança alimentar e produção animal, além de medicina preventiva e prevenção de acidentes relacionados aos pets. Também serão oferecidas atividades como pintura de rosto, montagem de balões em formato de bichinhos, balões de gás hélio e confecção de brinquedos de sucata. Às 11 e às 15 horas serão apresentadas peças teatrais sobre posse responsável com a participação de membros do Projeto Santuário (que tem o objetivo de promover a boa convivência entre seres humanos e animais por meio de ações educativas).

O Sasf Vet é organizado pelo programa de Residência Multiprofissional do Hovet e permite que os residentes desempenhem um importante papel social como agentes multiplicadores científicos e de saúde pública.

Sobre o Hospital Veterinário da USP:

O Hospital Veterinário, criado em 1981, é considerado o maior da América Latina. Atende uma média de 33 mil casos clínicos (dos quais 25% são de alta complexidade e encaminhados por outras instituições brasileiras) e 49 mil exames laboratoriais e de imagens. Reúne os serviços de cinco Departamentos da FMVZ-USP e tem como objetivo o atendimento de casos de interesse didático e científico. Os pacientes são variados com destaque para cães, gatos, equinos, ruminantes,  aves e animais silvestres.

Sobre a Residência Médica:

A Residência em Medicina Veterinária integra um programa do Ministério da Educação que disponibiliza bolsas de treinamento em diversas áreas da Saúde. O objetivo é a formação de profissionais conscientes de seu papel social e capacitados para a promoção da saúde coletiva.

Sobre o Projeto Santuário:

O Projeto Santuário é um projeto educativo de extensão universitária, criado em 2009, cujas ações são apresentadas na forma de peças teatrais infantis realizadas em escolas, palestras para adultos (trabalhando paralelamente aos mutirões de castração realizados por ONGs em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo), além de publicações em meio acadêmico. Emprega os princípios da Medicina Veterinária do coletivo para o manejo das populações de animais urbanos, com o objetivo principal de capacitar o estudante a promover a boa convivência entre seres humanos e animais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Clique e confira  as fotos do evento de 2016