Logo USP

facebook

english

español

Maior Hospital Veterinário da América Latina comemora 35 anos

 DESTAQUE INFORVET PNG2

A diretora do Hovet discursa durante a cerimônia

 

Considerado o maior da América Latina em relação ao número de casos atendidos, e pioneiro no oferecimento de especialidades médicas e cirúrgicas no Brasil, Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP comemora 35 anos. Cerimônia aconteceu no último dia 2 de dezembro, no anfiteatro Altino Antunes.

Participaram da mesa condutora da comemoração, o diretor da Faculdade José Antonio Visintin, a diretora do Hovet desde 2011, Sílvia  Regina Ricci Lucas e a ex-aluna, atualmente tesoureira do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Margareth Genovez, representando o presidente  Mário Eduardo Pulga. A história do Hospital foi tema do discurso do professor Carlos Eduardo Larsson que lembrou, também, do aniversário de 30 anos do Ambulatório de Aves, precursor desse tipo de atendimento no Brasil e na América Latina.

Homenagens 

Os antigos diretores foram homenageados:  Benedicto Wlademir De Martin (1981-1989); Mitika Kuribayashi Hagiwara (1989-1993), representada pela professora Maria Helena Matiko Akao Larsson; Masao Iwasaki (1993-1994); José Luiz D’Angelino (1996 a 1997); Márcia Mery Kogika (2003 a 2007); Luís Claudio Lopes Correia da Silva (2007 a 2011). O professor Angelo João Stopiglia, que se aposentou este ano, também foi homenageado pelo seu tempo dedicado à FMVZ, e especialmente aos oito anos dedicados ao Hovet (1994-1996 e 1997 a 2003).

Também foram homenageados os funcionários do Hospital: Os servidores do Hovet de Pirassununga foram representados por Vanderley Metzner, funcionário mais antigo. Vera Assunta Battistini Fortunato Wirthl, médica veterinária mais antiga do Hovet de São Paulo, representou todos os veterinários. Devido ao encerramento das atividades de atendimento ao público do Hospital de Pirassununga, Paulo Roberto Costa recebeu os agradecimentos pelos funcionários ali lotados, assim como o médico veterinário Ubiraem Mário Schalch.

Descerramento de placas

As professoras Júlia Maria Matera e Sílvia Regina Ricci Lucas descerram a placa que marca a inauguração do bloco 2 – Centro Cirúrgico de Pequenos Animais. Na sequência, os professores Stopiglia e Luís Cláudio descerraram a placa com o nome do Centro Cirúrgico de Pequenos Animais Professor Dr. Ângelo Vincenzo Stopiglia.

Após a cerimônia, os convidados seguiram para o coquetel oferecido no saguão, com a apresentação do Trio de Cordas do Laboratório de Música da ECA-USP.