FMVZ na Feira USP e as Profissões

FeiraSITE2

Materiais que serão distribuídos aos participantes

De 18 a 20 de agosto, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP vai participar da 10ª Feira USP e as Profissões, no Parque Cien Tec, próximo ao Zoológico de São Paulo. A participação da Faculdade, coordenada pelo Comissão de Cultura e Extensão, vai envolver alunos e professores que vão atuar como monitores e esclarecer as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, conteúdos programáticos e as especializações, além de informar sobre as formas de ingresso na FMVZ. Uma peça do Museu de Anatomia Veterinária funcionará como atrativo do espaço. Os participantes receberão materiais informativos como folders, marcadores de páginas e flayers sobre o Museu de Anatomia Veterinária.

As atividades são totalmente gratuitas, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes. O Parque Cien Tec que fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda. Para alimentação, a edição deste ano contará com uma estrutura de food trucks.

Sobre o evento

A Feira é realizada duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. A edição 2016 realizada no interior no interior do estado aconteceu em maio em Pirassununga e reuniu mais de 15 mil participantes. A última edição realizada na capital recebeu a visita de 60 mil pessoas.

Além dos estandes das unidades, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como por exemplo:

– o planetário digital, apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia que conta também curiosidades e tira dúvidas;

– o grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

– realizado há mais de 25 anos por monitores do curso de física, o Show da Física realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– Já pensou na possibilidade de entrar em uma célula? A Célula Gigante desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP é uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras;

– a Barraca Boca criada por professores do curso de odontologia é uma ferramenta lúdica para o ensino da odontologia que simula todas as partes da cavidade bucal com a demonstração de algumas lesões com o intuito de conscientizar sobre o câncer de boca.