FMVZ-USP tem INCT sobre Oncologia Veterinária recomendado para financiamento do CNPq

inctsite

Dentre 345 propostas, o projeto, que visa criar uma rede nacional de pesquisas para identificar os cânceres em animais e suas semelhanças com os tumores em humanos, testar novas drogas e tratar neoplasias de cães, foi recomendado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a financiamento de até 10 milhões de reais.

​​O projeto para a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), denominado  Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento em Oncologia Veterinária e Comparada é coordenado pelos professores Maria Lúcia Zaidan Dagli, do Departamento de Patologia (VPT) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e Geovanni Cassali, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi recomendado para financiamento pelo CNPq e outras agências de fomento.

A proposta visa a construir uma rede de médicos veterinários de 23 instituições, incluindo hospitais e faculdades, de seis estados brasileiros, para praticar clinical trials (experimento clínico) em cães. A rede quer identificar os cânceres em animais e suas semelhanças com os tumores em humanos, testar novas drogas e tratar neoplasias de cães.

O projeto terá seis anos de duração. Além da Professora Maria Lucia Zaidan Dagli, participam também outros docentes da FMVZ-USP, como os professores Julia Maria Matera, Silvia Regina Ricci Lucas, Francisco Javier Hernandez Blazquez, Cristina Oliveira Massoco de Salles Gomes e Bruno Cogliati.

Na chamada do Programa INCT foram submetidas 345 propostas, as quais foram avaliadas por consultores internacionais. Destas, apenas 252 foram aprovadas, sendo 35 da USP e apenas uma da FMVZ-USP. O INCT será coordenado pelo , Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq), com o cofinanciamento de outras agências de fomento, como a Fapesp.