Logo USP

facebook

english

español

Docentes da FMVZ organizam congresso internacional de oncologia veterinária

 

 GRUPOS

 

Por Lid Matos

Nos dias 25 a 30 de maio, aconteceu o terceiro World Veterinary Cancer Congress (WVCC) em Foz do Iguaçu, no Paraná. A organização foi da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária (Abrovet), presidida pela professora Maria Lucia Zaidan Dagli, e que tem como vice-presidente a professora Julia Maria Matera, respectivamente dos Departamentos de Patologia (VPT) e de Cirurgia (VCI) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.

O evento, que contou com a presença de 440 participantes de cinco continentes, trouxe importantes nomes como   o Dr. Gordon Theilen (EUA) (considerado o pai da oncologia veterinária moderna), os professores David Vail (EUA), Takuo Ishida (Japão), Jaime Modiano (EUA) e Cheryl London (EUA), entre outros. Entre os assuntos tratados, foram divulgados avanços no diagnóstico e tratamento de tumores em animais. A participação brasileira se deu por meio de apresentações orais de veterinários da área e de graduandos e pós-graduandos da FMVZ-USP.

O WVCC foi idealizado pelas associações Veterinary Cancer Society (VCS), a European Society of Veterinary Oncology (ESVONC), a Japanese Veterinary Cancer Society (JVCS) e Abrovet. O intuito foi reunir profissionais, estudantes e residentes que atuam na área de oncologia veterinária em todo o mundo.

Uma importante conquista do Congresso foi a criação da Global Veterinary Cancer Registry Network, que possibilitará a obtenção de dados mundiais sobre a ocorrência de tumores em animais. O próximo congresso será realizado em Tóquio, em 2020. O primeiro congresso aconteceu em Copenhague em 2008, e o segundo foi sediado em Paris no ano de 2012.