Logo USP

facebook

english

español

Professor da FMVZ-USP é destacado em editorial de prestigiada revista científica sobre dermatologia veterinária

 larssonsite

 

 

Por Lid Matos

Em editorial da revista científica “Veterinary Dermatology” do mês de junho, o professor Eduardo Larsson do Departamento de Clínica Médica (VCM) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP é destacado como pioneiro da área de dermatologia veterinária. Assinado pelo professor Lissandro Gonçalves, da Universidade Federal de Viçosa, o texto ressalta que o Brasil possui a segunda maior população de cães e gatos do mundo e, por isso, a demanda por tratamento clínico dermatológico é grande, sendo de 20 a 75% dos casos apresentados em pequenos animais.

Segundo o editorial, a partir dos anos 70, a área passou a receber atenção e cresceu por meio do envolvimento de dermatólogos, como o professor Larsson. Em 2000, ele e outros pesquisadores da área fundaram a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV), que começou com 44 membros, e atualmente possui mais de 400 associados, incluindo profissionais de outros países como Argentina, Uruguai, Chile, Espanha, México e Colômbia. A entidade é a única do país habilitada a outorgar títulos de especialista em dermatologia veterinária. 

Historicamente a SBDV tem realizado eventos, conferências e cursos sobre o tema. Há poucos meses realizou em Campos do Jordão/SP, o 1º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária que atraiu mais de mil participantes.

O editorial também destaca o lançamento no Brasil do primeiro livro em português  sobre dermatologia veterinária, “Tratado de Medicina Externa – Dermatologia Veterinária”, de autoria de Larsson e Ronaldo Lucas, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). A publicação está prestes a esgotar.

A Veterinary Dermatology é da European of Society of Veterinary Dermatology and American College of Veterinary Dermatology, publicada pela editora Wiley, com fator de impacto 1,732. Está disponível no portal de periódicos da Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).