Simpropira-2016 teve a participação de uma empolgada comitiva de Goiás

Simpropira 2016    Foto: Marilú Viziack

O Simpropira, evento organizado anualmente pelos alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga, teve a inusitada participação de uma comitiva de estudantes de um assentamento do Estado de Goiás, com interesses nos temas do evento. Na edição de 2016, eles foram atraídos pela programação que apresentou simpósios sobre Equideocultura, Bovinocultura de Leite e Bovinocultura de Corte e cursos práticos sobre Reprodução de Equinos, Inseminação Artificial e Biotecnologias da Reprodução em Bovinos, e Dinâmica em Produção de Pequenos Ruminantes.

Em entrevista aos organizadores, fica evidente que os goianos ficaram muito entusiasmados com os conhecimentos adquiridos. Valdir Martins, líder do do grupo, disse que se surpreenderam com as abordagens extremamente completas e práticas. Para ele, o conteúdo dos livros foi mostrado na prática, o que representou uma grande oportunidade. Outro participantes, destacou a importância do trabalho dizendo que “é uma bênção que a USP tenha esse evento que transfere tecnologia para a comunidade mais pobre”. Segundo eles, esse tipo de contribuição aos pequenos produtores, não chega à Região Centro-Oeste do país e aproveitaram para sugerir que os organizadores pensem em uma forma de levar esse conhecimento até lá.

Para os alunos da FMVZ, a experiência da organização do Simpropria permite que eles aprendam sobre perseverança e a importância do trabalho em equipe. Além disso, amplia a rede de contato com os produtores e os aproxima do mercado de trabalho. A participação e os depoimentos da comitiva goiana reforçam a importância do evento que em 2017 estará na sua 14ª edição.