Logo USP

facebook

english

español

Curso sobre inteligência coletiva discute melhorias no ensino de graduação na FMVZ-USP

edit

temas foto 

Fábio Gregori e os participantes do encontro do dia 25 de maio

Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), Fábio Gregori, coordena projeto de apoio acadêmico Ensino de Graduação: Inteligência Coletiva. O intuito é reunir os professores da FMVZ para refletir e debater sobre o ensino de graduação, assim como procurar maneiras de aprimorá-lo dentro das salas de aula.

A dinâmica funciona da seguinte maneira: Gregori prepõem o tema, leva suas considerações como mediador do debate, e depois, abre espaço para que os demais professores exponham seus pensamentos a respeito. Sua ideia é criar um ambiente de acolhimento e de troca de experiências, para que os docentes saiam sensibilizados do debate e estejam abertos para reflexão e mudanças. “O título inteligência coletiva, pressupõe que eu tenha algo a ensinar, mas que eu também tenho muita coisa a aprender”, explica o docente.

 

Apesar da proposta das reuniões serem pertinentes em qualquer momento de uma faculdade, o projeto nasceu em momento oportuno, pois o curso de Veterinária está passando por um momento de reforma da matriz curricular. Essa mudança, segundo ele, está seguindo contornos mais fortes e não se trata apenas de reformar a carga horária, e sim, criar uma nova concepção de curso. O primeiro encontro teve como mote ‘trabalhando atitudes e valores éticos com nossos alunos’. Já o segundo tratou sobre planejamento de ensino. O terceiro e o quarto, tiveram como tema o uso da tecnologia na educação e seus recursos.

 

O projeto idealizado por Gregori, que também é graduado em Pedagogia, foi bem recebido pelos docentes e pela comissão de graduação da Faculdade. As atividades estão acontecendo nos horários de almoço, para que todos os professores possam comparecer. Sua ideia para o futuro é levar esses grupos de apoio acadêmico para outras unidades da USP.