FMVZ assina acordo para estreitar parceria com o Insituto Baleia Jubarte

1-DSC 0626 2-DSC 8694

Nadadeira caudal de baleia jubarte                                                                Da esquerda para a direita, professor Catão, Milton Marcondes, o diretor da

FMVZ, José Antonio Visintin e membro do IBJ    Foto: Ivete Fortunato

Por Lid Matos

No dia 18 de maio, o Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, José Antonio Visintin, recebeu o representante do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Milton Marcondes (ex-aluno da FMVZ) e o Chefe do Departamento de Patologia (VPT), Professor José Luiz Catão Dias, a fim de assinar um acordo de Cooperação Acadêmica. O VPT e a instituição já eram parceiros em pesquisas sobre patologia e reprodução da espécie, desenvolvidas pelos alunos da pós-graduação. Além disso, a parceria inclui estágios curriculares com alunos durante a época de reprodução das baleias jubartes em Abrolhos (BA), entre julho e novembro. O acordo formaliza tais produções, que já vinham sendo desenvolvidas, sinaliza novas possibilidades para as pesquisas de conservação da espécie e com possibilidade de envolver outros departamentos da faculdade.

Segundo o Professor Catão, os objetivos da parceira seriam “Consolidar projetos em andamento e implantar novas pesquisas e incrementar a participação de nossos estudantes e pós-graduandos nas atividades desenvolvidas pelo IBJ”.