Logo USP

facebook

english

español

Comissão de Cooperação Internacional e alunos da FMVZ participam de evento de integração

1-SANTIADO DE CHRISTINE1-PÚBLICO GERAL

Santiago e sua VetFriend, Christine                                                                 Público do evento

 

Por Isabela Furegatti/CCInt-FMVZ-USP

Fotos: Divulgação Aucani

 

Dia 30 de março, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), em parceria com quatro Unidades da USP, sendo a FMVZ uma das convidadas, organizou o 1º Evento de Integração dos Intercambistas da USP. Realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana, além da confraternização entre os atuais intercambistas da USP, a organização do evento também teve como objetivo reforçar a importância da internacionalização na universidade.  

Para tanto, o reitor Marco Antonio Zago e o presidente da Aucani, Raul Machado Neto, salientaram o papel desses alunos na USP, bem como de professores e pesquisadores internacionais, e como essa diversidade cultural permeia a organização institucional, engrandecendo a universidade nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. 

Com a participação de mais de 200 alunos internacionais, provenientes de 33 países, os alunos também puderam prestigiar palestras sobre parcerias de sucesso de intercambistas na USP, além de apresentações culturais típicas da Colômbia e do Chile.   

Dentre os palestrantes, a FMVZ convidou dois de seus alunos para representá-la, contando um pouco sobre suas experiências: Christine Henriques dos Santos, aluna de graduação da FMVZ, a qual realizou intercâmbio na Suécia, e Santiago Lenis Alvarez, aluno intercambista da Universidad de Antioquia, Colômbia, o qual realiza estágio no Departamento de Cirurgia. 

Ambos relataram sobre suas experiências e sobre os benefícios de participar do Programa VetFriends, projeto de integração dos intercambistas, desenvolvido pela CCInt-FMVZ e pelo Centro Acadêmico. 

Sobre seu intercâmbio na Suécia, Christine relatou sobre as dificuldades nos primeiros dias, como adaptação ao novo ambiente e entrosamento com os alunos suecos. Disse, ainda, sobre a importância do intercambista ser pró-ativo e pedir ajuda, não se isolando das atividades ao seu redor, pois sempre haverá alguém disposto a ajudar e assim a experiência se torna ainda mais proveitosa.

Santiago, por sua vez, mencionou que escolheu a USP para o intercâmbio, pois trata-se da melhor faculdade de Medicina Veterinária da América Latina, e que além de ser recepcionado muito bem por todos, inclusive pela sua VetFriend Christine, ficou impressionado com a estrutura da universidade e pelo seu ambiente intercultural. 

Hoje, a FMVZ conta com mais de cem intercambistas anuais, além de alunos regulares internacionais. A boa recepção desse público e a integração deles com a nossa comunidade se faz essencial, e a CCInt-FMVZ se orgulha de poder contribuir de maneira efetiva com um dos motes da atual gestão da FMVZ: a internacionalização.

Para mais informações sobre o evento e as suas repercuções na mídia, acesse também a reportagem publicada no Portal da USP.