Quer ter experiência internacional sem sair do país? Participe do Vetfriends

DSC_7789.png

O colombiano Santiago Lenis Alvarez e sua VetFriend Christine Santos. (Foto: Rafael Covanzi)

Programa criado pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FMVZ em parceria com o Departamento de Cultura e Extensão do Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (CAMRN), o Vetfriends, tem o objetivo de promover a integração dos alunos brasileiros e internacionais da Faculdade durante o período de intercâmbio desses últimos.

A integração acontece em vários níveis de abrangência. Os anfitriões recepcionam e promovem a ambientação dos alunos internacionais  na FMVZ, na USP e na cidade e podem oferecer suporte com a documentação de permanência deles no Brasil, indicando os locais para os quais precisarão se dirigir, como Polícia Federal e cartórios. Os acompanham e os levam para conhecer os restaurantes, a praça dos bancos, a Superintendência de Assistência Social (SAS), o Cepeusp, entre outros, ou seja, os integram à rotina diária da Universidade. Podem ser levados para conhecer os arredores da USP e os principais locais turísticos de São Paulo, como o Parque do Ibirapuera e o Zoológico. Na FMVZ, são apresentados aos demais alunos e conhecem toda a estrutura da Faculdade, incluindo o Centro Acadêmico e a Atlética.

O Vetfriends foi criado nos moldes do Programa USP iFriends, da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (AUCANI) da USP, visando a uma aproximação dos discentes da Medicina Veterinária. Para a Presidente da CCInt-FMVZ, Professora Denise Schwartz, “ser participante do VetFriends proporciona uma integração acadêmica e, principalmente, um crescimento pessoal, porque permite também a participação de alunos que não tiveram ou não têm a possibilidade de realizar um intercâmbio. Portanto, eles têm a oportunidade para uma exposição multicultural, pois conhecem pessoas de culturas diferentes, praticam novas línguas e ajudam em atividades cotidianas nossas, que muitas vezes são extremamente importantes para os internacionais. Quando nossos alunos vão para o exterior e são bem acolhidos, o intercâmbio tende a ser muito mais produtivo e a experiência mais significativa, logo queremos proporcionar o mesmo aos que recebemos", destacou.

Quem pode participar

O programa é aberto a alunos de graduação e pós, incluindo os internacionais, e todos os intercambistas brasileiros da FMVZ, ao retornarem do exterior, são convocados a participar do VetFriends. É o caso de Christine Santos, que voltando de intercâmbio na Suécia, foi designada para ajudar o aluno colombiano Santiago Lenis Alvarez. Para a aluna, a experiência está sendo bastante agradável. “É sempre muito bom fazer novas amizades e conhecer mais sobre outras culturas. Acho que às vezes eu fico mais ansiosa que o próprio Santiago, pois me faz lembrar muito da minha experiência lá fora. A minha intenção é fazer com que ele tenha experiências tão boas quanto as minhas”, explicou.

O Vetfriends também é aprovado por Alvarez. Segundo ele, o mais importante é ter uma pessoa conhecida numa cidade tão grande. “Chegar sozinho é muito difícil. Christine me ajudou muito porque me mostrou como conseguir todos os benefícios da USP como bilhete para andar de ônibus, bandejão, também me falou sobre os pontos turísticos da cidade, me ajudou a encontrar um lugar para morar e me buscou no aeroporto. Na Faculdade, ela ajudou a conhecer os professores, o Hovet, as salas de aula, o que ajudou muito para me familiarizar”, explicou.

Christine avalia que vale muito a pena participar do Programa. “Exige responsabilidade, e mais do que isso, acredito que a pessoa deva ser empática; se colocar no lugar do aluno e tentar entender o que ele precisa. Claro que o "perrengue" faz parte do intercâmbio mas,  você deve ser alguém presente. Contudo, você acaba aprendendo bastante sobre idioma, país, costumes e fazendo amizades para o resto da vida”, concluiu.

Para participar do Vetfriends os interessados (apenas da FMVZ) devem se inscrever ao longo do ano por meio do formulário disponível na página oficial do programa, no website da CCInt-FMVZ.