FMVZ amplia campanha de Natal e passa a atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos

natal

Neste ano, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), por meio da Comissão de Integração Social e Cultural, ampliou a campanha de Natal, realizada há dez anos, e iniciou uma nova ação denominada “Natal de Histórias”.

A campanha tem a finalidade de presentear crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que se encontram em abrigos (antigos orfanatos), com idade entre 0 e 18 anos.

As doações serão de um brinquedo e um livro para as crianças entre 0 e 12 anos, e uma roupa e um livro para os adolescentes entre 13 e 18 anos. A Comissão pede que os brinquedos tenham valor em torno de R$ 40, para que não exista discrepância entre as doações recebidas.

Há dez anos, funcionários da FMVZ, sob a coordenação da secretária da Diretoria, Isabel Barbosa, que se aposentou neste ano, realizam o projeto social “Cartinha do Noel”, que, até o ano passado, presenteava as crianças atendidas nas creches próximas à Cidade Universitária, no Butantã.

Em 2015, com a ideia de ampliar o projeto, a Comissão de Integração Social e Cultural procurou a Vara da Infância e da Juventude do Fórum de Pinheiros – que atende a região do Butantã – para solicitar os nomes e endereços de abrigos para participarem da campanha.

Segundo a presidente da Comissão de Integração Social e Cultural, Catia Silene, e também secretária da Diretoria, “o critério para a escolha das crianças e adolescentes dos abrigos foi que eles, em sua grande maioria, não têm vínculo familiar e, provavelmente, não vão receber presentes de Natal”. Catia adianta que a Comissão tem a intenção de promover outras ações sociais com este público ao longo do ano.

Os interessados em participar da campanha precisam fazer o pedido para a Comissão até o dia 19 de novembro (veja contatos abaixo). A entrega do livro acompanhado de um brinquedo ou roupa, de acordo com a idade, pode ser feita até o dia 9 de dezembro, na Secretaria da Diretoria da FMVZ. Os presentes serão entregues nos abrigos na semana de 14 a 18 de dezembro.

A FMVZ está localizada na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, na Cidade Universitária, São Paulo. (próximo ao portão 3). A solicitação deve ser feita pelos telefones (11) 3091-7672 / 7678, com Catia Silene ou Thais Soto, ou pelo e-mail.

Texto replicado da Sala de Imprensa da USP.