Docente da FMVZ lança Tratado de Dermatologia Veterinária, obra pioneira no Brasil

IMG-20151019-WA0000

“Tratado de Medicina Externa – dermatologia veterinária” apresenta minuciosas descrições clínicas, com profundidade da análise fisiopatológica e de suas opções terapêuticas. Contém 56 capítulos distribuídos em 16 partes e em mais de 800 páginas. Abrange praticamente todos os temas da dermatologia veterinária, desde aspectos embrionários e anatômicos do tegumento, até propedêutica tegumentar, exames e métodos diagnósticos e as principais dermatopatias. Apresenta mais de 1.400 imagens de alta qualidade e em grande abundância na exemplificação dos quadros clínicos que, aliadas ao texto, conferem enorme qualidade didática à obra.

Pela frequente ocorrência de dermatopatias, principalmente em caninos e felinos, no cotidiano da clínica, a dermatologia veterinária se sobressai como especialidade das mais praticadas por dermatólogos e clínicos gerais, mas faltava uma obra brasileira que permitisse aos profissionais da área entender e revisar os tópicos essenciais da medicina cutânea.

O trabalho foi coordenado pelos Professores Carlos Eduardo Larsson do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP e Ronaldo Lucas, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e teve a colaboração e associação de quase 40 dermatólogos, alguns experientes docentes de universidades brasileiras, outros mais jovens, oriundos de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

A obra está disponível na Biblioteca da FMVZ para consulta.