Guia para utilização pedagógica do acervo do Museu de Anatomia da FMVZ-USP

Guia-MAV capa-e-sumário-1

No próximo dia 17 de outubro, o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP vai lançar durante a Virada Científica da USP, o Guia MAV para Professores – Ensino Fundamental 1. A publicação tem o objetivo de destacaras potencialidades educativas do acervo do MAV, para que professores do ensino fundamentalpossam explorar ao máximo as visitas pedagógicas com seus alunos. Pretende contribuir para que os temas da sala de aula sejam aprofundados e expandidos por meio da observação e exploração durante as visitas ao Museu.

Elaboração

O projeto do Guia, que durou 18 meses, envolveu duas estagiárias curricularesdo curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes e Humanidades (EACH) da USP, coordenadas pelo Chefe do Técnico do Museu Mauricio Candido de Souza da Silva e alunos e professores do Ensino Fundamental 1 das escolas Santa Rita do Miracatu e Engano, do Vale do Ribeira, além do apoio financeiro da empresa Autopista Régis Bittencourt.

Segundo Silva, inicialmente foi feito um o cruzamento da grade curricular do Ensino Fundamental 1 com os  temas presentes na exposição de longa duração do acervo do MAV. Depois, os assuntos foram correlacionados com temas como Preservação Ambiental; Posse responsável de animais domésticos; Classificação de animais; Climas, entre outros. Também envolveu debates entre os professores  e a equipe do projeto e visitas dos alunos para observação e avaliação do conteúdo do Guia.

O Chefe do MAV avalia que o projeto foi enriquecedor para todos os envolvidos. “Os debates empolgantes entre a equipe e os professores permitiram a criação de diferentes metodologias para aplicar o conhecimento adquirido nas visitas. A equipe buscou compreender a percepção dos professores, sem interferências, nem julgamentos para a exploração do potencial pedagógico do Museu na prática diária em sala” finalizou.

O resultado pode ser conferido nas 58 páginas do Guia, ricamente ilustrado e didático. Ele será distribuído aos professores que participarem dos treinamentos que serão oferecidos a partir de 2016 pelo MAV. O projeto prevê ainda uma avaliação da sua aplicabilidade, atualização e reimpressão, além da produção de uma versão eletrônica. Na sequência será produzido um Guia para o Ensino Médio.

O Lançamento acontecerá no dia 17/10 na FMVZ, que fica na Av. Dr., na sala 1 em dois horários: das 10 às 11 e das 14 às 16 horas, e não há necessidade de inscrição prévia.

O MAV

O Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva (MAV) foi aberto à visitação em 1984. O acervo, que conta com mais de 1.000 peças, foi formado ao longo dos anos com resultado de trabalhos de pesquisa, ensino, doações e permutas.  É composto por esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de diversos animais vertebrados. A grande maioria das peças é de mamíferos com representantes aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, equídeos, bovídeos, suídeos e primatas, incluindo o ser humano. Além disso, há modelos didáticos para ensino de anatomia.

Exposição inaugurada em 2010, Dimensões do Corpo: da anatomia à microscopia, renovada constantemente, apresenta cerca de 1.200 exemplares biológicos pertencentes ao universo da Anatomia Veterinária, incluindo esqueletos montados de animais silvestres e domesticados, peças fixadas em formol, animais taxidermizados, modelos educativos e peças anatômicas preparadas por diferentes técnicas.  Está organizada em cinco módulos: A FMVZ da USP e a Sua História, O Que é Anatomia Comparada,  Origem e Diversidade de Animais,  Anatomia dos Sistemas Orgânicos e  Osteologia, e Morfologia dos Mamíferos. Também aborda as formas, funções e sistemas orgânicos. Isso tudo articulado à uma linguagem expositiva e estruturada em painéis e legendas explicativas.

Visitação

A exposição pode ser visitada individualmente ou em grupos. As escolas precisam agendar a visita com pelo menos uma semana de antecedência e escolher entre visitação livre ou com monitoria.  Esta última dura em média 50 minutos. Informações sobre o agendamento e os ingressos estão disponíveis na página eletrônica do Museu.

fone: 30911309

www.mav.fmvz.usp.br