Logo USP

facebook

english

español

FMVZ participa da Virada Científica da USP com intensa programação

IMAGEM GAROTA BOLHA

Foto: Marcos Santos USP Imagens

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP vai apresentar uma intensa programação na segunda edição da Virada Científica da USP. O evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro e tem o objetivo de levar ciência à população de modo lúdico e informal. O evento acontece na Cidade Universitária e outras Unidades, além do interior de SP.

As atividades serão apresentadas por estudantes de graduação, docentes, pesquisadores e especialistas da área de Medicina Veterinária comprometidos em levar à comunidade os saberes da profissão que podem efetivamente melhorar a qualidade de vida das populações humana e animal, aumentar o vínculo entre elas e contribuir para a melhoria do ambiente em que convivem.

A Virada Científica da USP é promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, que apresenta programação com mais de 150 ações na cidade de São Paulo e campi da USP no interior. A maior parte será concentrada na Cidade Universitária, que terá atividades e palestras dentro das unidades e também em um espaço central montado na Praça do Relógio. Com o tema “Vila da Virada”, esse espaço vai resgatar a relação entre ciência e a ocupação da cidade, propondo novos olhares para os temas urbanos que nem sempre têm sua relação com a ciência lembrada pelas  pessoas. Um exemplo é o skate, que estará presente no local em atividades lúdicas e palestras. Dentro da Vila da Virada, uma praça de food trucks estará montada especialmente para o evento.

 

Confira a programação da FMVZ:

 

17 de outubro (sábado)

Das 9 às 10 horas

Não será necessária inscrição prévia.

Palestra sobre adaptações anatômicas: as serpentes - Apresentação de aspectos ligados às adaptações anatômicas nas serpentes a partir da observação direta do acervo do Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP.

Palestrante:  Dr. Marcelo Carvalho (MV, MSc. Patologia Experimental e Comparada, FMVZ-USP)

Local:  Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP

 

Das 9 às 17 horas

Não serão necessárias inscrições nem agendamento prévios.

Visitas à Exposição Dimensões do Corpo: da anatomia à microscopia . Ao entrar no Museu de Anatomia Veterinária (MAV) o visitante tem a opção de percorrer a exposição, individualmente ou orientado por um monitor, e conhecer o rico e diversificado acervo, preservado por meio de técnicas especializadas de conservação. Cada visita dura em média 45 minutos.

Local: Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP

 

Das 10 às 11 horas e das 13 às 14 horas

Não será necessária inscrição prévia.

Palestra sobre o Guia MAV para Professores - Lançamento do Guia MAV para professores, uma publicação que tem como objetivo auxiliar os professores na programação de visitas orientadas à exposição do Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP. O Guia visa a pavimentar a via de mão dupla entre o Museu e as Escolas, por meio do estabelecimento de um canal de diálogo que gere oportunidades e favoreça o aprimoramento dos professores e o desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede de ensino.

Local:  Sala 1, na FMVZ-USP

 

Das 10h às 12h e das 14h às 16h

Não será necessária inscrição prévia.

Oficinas interativas: “Educando com resíduos” - O objetivo das atividades é conscientizar o público em geral sobre a importância da segregação dos resíduos e mostrar maneiras criativas de reutilizá-los. O visitante terá a oportunidade de aprender sobre diferentes tipos de resíduos gerados em estabelecimentos de serviços de saúde a partir da exposição e explicação de um banner; participar de uma oficina lúdica sobre segregação de resíduos, onde o visitante poderá praticar a separação dos mesmos em diferentes coletores. Sobre resíduos orgânicos será discutida a viabilidade de utilização de minhocários em apartamento. Serão realizadas oficinas de origamis, demonstração da confecção artesanal de um jardim vertical e de coletores de pilhas utilizando sucata, mostrando ao visitante que o “lixo” pode ser transformado em novos objetos.

Local:  Espaço Caramelo na FAU

 

Das 13 às 17 horas

Não será necessária inscrição prévia.

Oficina e exposição interativa “Peixes vivem em água poluída?”   O objetivo da atividade é a divulgação da pesquisa que está em andamento no Laboratório de Gastroenterologia e Patologia Ambiental, VPT-FMVZ-USP, em que se avalia o estado de saúde dos peixes e sua utilização como indicadores da poluição do ambiente aquático da Represa Billings. A atividade abordará temas ligados ao ecossistema aquático, à diversidade biológica dos peixes; ao conceito e aos tipos de poluição aquática e suas consequências na saúde dos peixes e do ser humano. Os temas serão abordados através de exposição com banners, painéis, fotos, e atividade lúdica de integração utilizando desenhos para colorir, massinha de modelar para criar os componentes do ambiente aquático sobre uma ilustração da Represa Billings.

Local:  Espaço Caramelo na FAU

 

Das 14h às 16h

Não será necessária inscrição prévia.

Palestra - Curiosidades do mundo animal sob a perspectiva do fictício cãozinho Costelinha  - Costelinha é um personagem canino que adora conversar com seus amigos humanos.  Conversa vai e conversa vem, ele percebeu que muita gente tem dúvidas ou curiosidades sobre o mundo animal. Aproveitando sua enorme rede de amigos veterinários com quem pode se orientar, resolveu criar uma página no Facebook "Pergunte ao Costelinha" para intermediar esse diálogo entre o público amigo e seus amigos veterinários e, agora, ele quer divulgar algumas dessas reflexões animais. Cada a apresentação dura 30 minutos.

Local : Sala 2, na FMVZ-USP

 

Das 14 às 15 horas

Não será necessária inscrição prévia.

Palestra sobre Adaptações anatômicas: os golfinhos e as baleias  - Apresentação de aspectos ligados às adaptações anatômicas nos golfinhos e nas baleias a partir da observação direta do acervo do Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP.

Palestrante:  Dra. Katia Groch (MV, PhD. Patologia Experimental e Comparada, FMVZ-USP)

Local : Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP

 

A partir das 16 horas – peça, jogo e palestra

Público-alvo: crianças com idade entre 5 e 10 anos

Não será necessária inscrição prévia.

 Peça "Um dia de Cão" - Apresentação de peça infantil seguida de um jogo. Com duração de 20 minutos, a peça vai abordar de forma lúdica os conceitos de guarda responsável dos animais de companhia. Tem como objetivo a conscientização das crianças sobre a importância dos cuidados com os animais para que a saúde humana, do ambiente e dos animais de estimação esteja sempre em equilíbrio, já que uma depende da outra diretamente.

Jogo  - Na sequência será proposto um jogo para sedimentar os conceitos abordados durante a peça.  Consiste na projeção de imagens relativas aos assuntos de guarda responsável abordados durante a peça de teatro. O público será dividido em dois grupos e quem acertar o maior número de imagens, ganha o jogo.

Local:  Anfiteatro “Altino Antunes”

 

Palestra - “Mitos e verdades sobre a castração de animais de estimação” - Palestra

Público-alvo: jovens e adultos

Paralelamente às atividades  “Um dia de cão”, ocorrerá um bate-papo com os adultos sobre os mitos e verdades que envolvem o tema da castração dos animais de estimação na forma de um jogo da modalidade verdadeiro e falso. Os adultos poderão tirar dúvidas e receber explicações sobre esta importante forma de cuidado que é a castração dos animais, visando ao controle populacional e ao bem-estar animal.

Local:  Anfiteatro “Altino Antunes”

 

Das 18 às 20 horas

Não será necessário agendamento prévio.

Oficina e exposição interativa “Morcego é só vampiro?” - Apresentação do projeto ligado à investigação de patógenos e doenças de morcegos no Estado de São Paulo. O objetivo é divulgar os estudos que estão sendo realizados em morcegos do Estado de São Paulo, pelo Laboratório de Gastroenterologia e Patologia Ambiental, VPT-FMVZ-USP, em parceria com o Instituto Evandro Chagas, Belém-PA, e o Instituto Pasteur, SP. A atividade vai possibilitar ao público visitante aprendizado de forma interativa sobre os preconceitos sobre os morcegos decorrentes de fatos reais e os ligados aos mitos e fantasias. Serão apresentados também, os aspectos gerais da identificação das espécies, da biologia, e da importância dos morcegos no ambiente urbano e o papel destes na história natural de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Haverá também, exposição interativa utilizando fotos e cartazes dispostos em um circuito escuro e com a observação dos animais em seu habitat.

Local:  Espaço Caramelo da FAU