Instituto de Veterinária da Noruega discute possibilidade de parceria com a FMVZ-USP

noruega-interna

Foto: Assessoria de comunicação/FMVZ-USP

Representante do Instituto de Veterinária da Noruega (IVN), o Professor Carlos Gonçalo das Neves, esteve reunido no último dia 15 com o Diretor Enrico Lippi Ortolani e o Presidente da Comissão de Pesquisa, o Professor José Catão Dias, ambos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, para delinear estratégias de cooperação acadêmica e de pesquisa conjuntas entre as duas instituições.

Na reunião foram discutidos temas como possibilidade de participação do IVN em um projeto temático da Fapesp em elaboração no Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens (Lapcom), do Departamento de Patologia (VPT) da FMVZ, a realização de intercâmbios no IVN pelos estudantes de pós-graduação do Lapcom e, também, a possibilidade de elaboração de trabalhos conjuntos na área de ciências polares.

Após a reunião, a comunidade da FMVZ participou de palestra, proferida pelo visitante, no auditório Ipê Amarelo, cujo tema foi “Saúde e Vigilância Sanitária em Animais Selvagens na Noruega: exemplos de ecossistemas terrestres e marinhos”.

O Professor Carlos é português e atua na Noruega desde 2004. Atualmente é Diretor da Seção de Virologia do IVN e Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Tromso. Tem desenvolvido investigação científica no campo da virologia  em espécies como renas, focas ou baleias e acumula vasta experiência de trabalho de campo em locais como Escandinávia, Gronelândia, Alaska, Sibéria e Canadá. Em 2014 foi nomeado pelo governo norueguês  como perito em saúde e bem-estar animal do Comitê Nacional de Segurança Alimentar (Norwegian Scientific Committee for Food Safety.