Laboratório de Oncologia Experimental e Comparada e NAP- Oncovet recebem a visita de renomado pesquisador americano

shihui link

O pesquisador Shihui Liu, médico, pós-graduado em Biotecnologia, que trabalha no National Institutes of Allergy and Infectious  Diseases ligado ao National Institutes of Health, em Bethesda, EUA esteve na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica (FMVZ) da USP no período de 7 a 14 de maio de 2015.

Beneficiado do Programa Pesquisador Visitante Especial do CNPq desde 2014, o pesquisador colabora com a Professora Maria Lucia Zaidan Dagli no Laboratório de Oncologia Experimental e Comparada do Departamento de Patologia da FMVZ.

O visitante desenvolve pesquisas sobre toxinas bacterianas e investiga a toxina geneticamente modificada de Bacillus anthracis para o tratamento do câncer. Shihui Liu retornará à FMVZ no segundo semestre de 2015, para acompanhar os resultados dos estudos laboratoriais realizados pelos doutorandos Adriana Nishiya e Jonathan Mackowiak da Fonseca que iniciaram testes com estas toxinas em células tumorais caninas. Uma vez obtidos resultados positivos in vitro os testes serão feitos em cães portadores de neoplasias espontâneas visando ao seu tratamento.

Além de visitar a FMVZ-USP e trocar experiências com os alunos do Laboratório de Oncologia Experimental e Comparada, o visitante ministrou palestra no II Workshop do NAP-Oncovet, realizado no dia 8 de maio, na FMVZ. O Workshop também contou a apresentação dos resultados dos projetos do NAP e com a Palestra do Professor Bryan Strauss, do Instituto do Câncer de São Paulo sobre terapia gênica para tratamento do câncer.