Logo USP

facebook

english

español

Projeto AWIN encerra conferência em Bruxelas

ManagementTeam-interna

 

No dia 21 de abril, aconteceu a Conferência do Projeto AWIN – Animal Welfare Indicators em Bruxelas, na Bélgica. No projeto participaram 142 pesquisadores de 11 instituições e nove países, com a coordenação do Professor Adroaldo Zanella do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da FMVZ-USP.

A Conferência reuniu autoridades e representantes de 15 países. Segundo o Professor Zanella, “o que a diferenciou de outros eventos foi a inclusão de uma mesa de tecnologia que discutiu os usos dos aplicativos desenvolvidos pelo AWIN em tablets, smartphones e computadores”.

O destaque do evento foi a mesa redonda  que analisou o papel do AWIN para o desenvolvimento de redes globais de excelência na área de bem-estar animal, com a participação de representantes da Comissão Europeia do AWIN, Organização Mundial de Saúde Animal - OIE e da Associação Mundial de Veterinária.

O Projeto AWIN conta com  colaboradores de países como Brasil, Alemanha, Noruega, Inglaterra, Noruega, Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Escócia e  tem o objetivo de melhorar o bem-estar animal por meio do desenvolvimento, da integração e  da disseminação de pesquisa, ensino e informações sobre os indicadores de bem-estar animal, com ênfase no reconhecimento e a avaliação da dor.  Suas pesquisas se referem às espécies que, embora comercialmente relevantes em todo o mundo, têm sido negligenciadas na avaliação de bem-estar animal, como  ovelhas, cabras, cavalos, burros e perus.

 

Conheça o AWIN aqui:  https://youtu.be/D--R6cRZZRs.

 

Segundo o Professor Adroaldo, “o AWIN é pioneiro no mundo em abordar a ciência do bem-estar animal em aspectos como consequências do estresse no período pré-natal e neonatal, desenvolvimento de protocolos para a avaliação científica de bem-estar, incluindo manejo animal, interações com humanos, densidade, dor e doenças. O projeto também revolucionou o ambiente científico com a proposta de disseminação imediata da ciência desenvolvida pelo Projeto, publicada, revisada por pares, através de aplicativos e objetos de aprendizagem disponíveis na plataforma www.animalwelfarehub.com, que compartilha  conteúdos, cursos e materiais educativos relacionados ao bem-estar animal que são cientificamente válidos, educacionalmente eficazes e de fácil utilização”.