Logo USP

facebook

english

español

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science nº 1, volume 52

brazilian-journal-interna

 

A publicação traz neste número dois trabalhos da área de ciências básicas: um tratando da vascularização renal de equinos puro sangue Inglês e outro analisando aspectos da relação entre pontos anatômicos do sistema nervoso central e os sintomas mentais considerados na homeopatia veterinária.

Na área de cirurgia são apresentadas quatro pesquisas: três experimentais que investigam possibilidades da evolução pós-cirúrgica com o emprego de pericárdio homólogo, de plaquetas ou do extrato de frutos da planta Jucá (Lidibia ferrea) e um de casuísmo que compila os atendimentos efetuados pelo setor de cirurgia do Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, no período de 1988 a 2007.

Na área de patologia os artigos se referem à aquicultura, sendo um experimental que avalia o efeito da temperatura na infecção de tilápias do Nilo pelo Streptococcus agalactiae e outro relatando um surto de mortalidade por Edwardsiella tarda em tambacús.

Ainda completam a edição dois trabalhos sobre reprodução: um que analisa o efeito do sombreamento na eficiência reprodutora de touros Brangus e um que compara os métodos empregados para a incorporação de DNA exógeno pelos espermatozoides de bovinos.

Sobre a Revista

Desde 1938, a Brasilian Journal of Veterinary Research and Animal Science –BJVRAS vem publicando artigos científicos de interesse das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia e abordando temas como Medicina Veterinária Preventiva, Reprodução Animal, Clínica Médica, Cirurgia, Nutrição e Produção Animal, Ciências Básicas e Patologia.

Entre as 131 revistas publicadas pela USP. é a sexta com mais downloads. Até hoje foram publicados 73 volumes, 193 fascículos e 2.261 artigos disponibilizados na Biblioteca Virtual de Medicina Veterinária (http://fmvz.usp.br/revista) e Portal de Revistas da USP (http://www.revistas.usp.br/bjvras) para acesso livre on-line.