Universidade canadense visita FMVZ-USP para ampliar cooperação acadêmica

canada-interna

Foto: Paulo Rogério Soares/FMVZ-USP

Expandir a cooperação acadêmica e fortalecer o intercâmbio estudantil já existente entre a University of Saskatchewan (UofS), do Canadá e a FMVZ-USP. Este foi o principal objetivo da visita de uma delegação de cinco professores que visitou a Faculdade no dia 27 de março, cujos anfitriões foram o Diretor Enrico Lippi Ortolani, o Vice-Diretor Francisco Javier Hernandez Blazquez, docentes e alunos.

A parceria entre a FMVZ  e a Universidade canadense  existe desde 2013 e já beneficiou 11 alunos que acompanharam projetos de pesquisa naquele país por quatro meses, como bolsistas  do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Neste Programa, instituições conveniadas recebem alunos latino-americanos de graduação e de pós para desenvolvimento de pesquisas com bolsas de estudos de quatro a seis meses.

Liderados pelo Professor Baljit Singh, que já esteve na Faculdade por duas vezes, os visitantes apresentaram o Projeto One Health, para o qual buscam parceria. O projeto é uma iniciativa global de colaboração e desenvolvimento de pesquisas que envolvem saúde humana, animal e ambiental. Sobre este tema, Vikram Mistra, Professor de Virologia Veterinária proferiu a palestra Human herpesviruses to canine cancers and damaged nerves: Non-linear explorations in One Healt e Emily Jenkins, Professor de Parasitologia falou sobre Parasitic Disease Surveillance, Communities and Public Health.

Os Professores Douglas Freeman, Andrew van Kessel e Balbir Bagicha Singh Dhaliwal também fizeram parte da delegação que permitiu que os intercambistas do ELAP pudessem reencontrar alguns de seus orientadores.