Logo USP

facebook

english

español

Laboratório da FMVZ-USP será o primeiro da América Latina a receber profissional vinculado a uma importante fundação internacional

foto2

Foto: Assessoria de Imprensa/FMVZ-USP

O Laboratório de Ortopedia e Traumatologia Comparada (LOTC) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP é o primeiro da América Latina a receber um especialista da área de traumatologia veterinária pelo Programa Fellowship da Fundação AO (Arbeitsgemeinschaft fur Osteosynthesefragen). Com mais de 20 mil membros, a instituição treina mais de 40 mil pessoas por ano e é considerada a maior entidade educacional no mundo. O fellow Ari Suhonen  é finlandês, chega  na segunda quinzena de maio e   permanecerá por 30 dias acompanhando as atividades rotineiras do LOTC, do Departamento de Cirurgia da FMVZ, sob a orientação do Professor Cássio Ricardo A. Ferrigno.

Ferrigno, que é membro da AO desde 2009 e diretor para a América Latina desde 2011,  disse que se sentiu honrado ao receber a notícia da vinda do fellow, porque significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Faculdade e coloca seu  serviço de ortopedia entre os 18 melhores do mundo. “Ao todo, apenas 15 centros da área veterinária e 80 de trauma humano têm esse tipo de apoio da AO. A instituição agrega os melhores pesquisadores da área de ortopedia humana e veterinária”, enfatizou.

Já Suhonen declarou que sua escolha foi motivada principalmente pelo reconhecimento do trabalho do Professor Cássio na área de ortopedia de pequenos animais. Ele conheceu o Professor Cássio há dois anos, na Suíça e se interessou pelo Programa Fellowship principalmente pela possibilidade de fazer intercâmbio no Brasil. “Eu sempre viajei o mundo e pude conhecer diferentes culturas e pessoas de outros países, mas ainda não conhecia a América do Sul. Sou grato por essa oportunidade que o Professor Cássio, a Universidade e a Fundação estão me proporcionando”, concluiu.

Segundo informações no site da AO,  veterinária é uma de suas quatro áreas de atuação (AOVet) e representa uma rede global de cirurgiões, cientistas e outros grupos relevantes, altamente especializados na área de cirurgia veterinária do sistema músculo-esquelético.  Sua missão é fazer avançar em cirurgia veterinária, por meio da promoção das melhores práticas clínicas em ortopedia, pesquisa experimental, educação e desenvolvimento.