Logo USP

facebook

english

español

Equipe multidisciplinar discute saúde e bem-estar animal

05

 

 Mesa de abertura: Prof. Flávio Meireles, Prof. Alasdair Cook, Prof José Soares e Prof. Adroaldo Zanella.

Foto: Assessoria de comunicação FMVZ-USP

 

No dia 9, primeiro dia do Workshop Uma Saúde, Um Bem-Estar que termina no próximo dia 13, pesquisadores brasileiros e do Reino Unido formam uma equipe multidisciplinar para discutir a epidemiologia e o impacto das doenças infecciosas na interface entre humanos, animais domésticos e selvagens. O objetivo é identificar temas para pesquisa e projetos que possam ser desenvolvidos cooperativamente por pesquisadores dos dois países.

O Workshop é organizado pelo professor Adroaldo Zanella, do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-Estar (CECSBE), do VPS da Faculdade, com a colaboração do professor Alasdair Cook, da University of Surrey, do Reino Unido.

Segundo o Professor Adroaldo, a ação é a primeira do mundo nesses moldes. “Reunimos uma equipe com pessoas das áreas de saúde humana e animal, economia, tecnologia, ciências da computação e engenharia. É um time bastante multidisciplinar tentando abordar situações desafiadoras através desse novo ângulo, a multidisciplinaridade, que é onde as novas descobertas acontecem”, concluiu.

Na opinião do Professor Cook, “reunir pesquisadores com diferentes qualificações e conhecimentos com a prioridade de analisar e refletir sobre os trabalhos possibilita a identificação de iniciativas para desenvolvimento conjunto. Acredito que seja um ótimo começo”, finalizou.

O evento é financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Fundo Newton, em sua primeira atuação no Brasil. A instituição europeia desenvolve parcerias científicas cujas inovações   promovem o crescimento econômico e o bem-estar em países em desenvolvimento.