Pais aprovaram a Semana dos Calouros 2015

09

Foto: Assessoria FMVZ-USP

A Semana de Recepção aos Calouros da 81ª turma da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP ocorreu de 23 de fevereiro a 2 de março, foi marcada pela atenção dada pela Diretoria aos calouros e, acima de tudo, aos seus pais. Já na matrícula, assim como no primeiro dia da semana, o Diretor Enrico Ortolani os recebeu individualmente e contou algumas curiosidades da história da USP e da FMVZ.

No dia 23, durante a palestra de abertura, Ortolani deu boas-vindas aos calouros e seus familiares no auditório do  Anfiteatro Altino Arantes, onde falou da importância da USP nos cenários nacional  e internacional e destacou que a FMVZ  tem o objetivo de formar profissionais líderes para o mercado de trabalho. Em seguida, todos participaram de um café da manhã, que recebeu a cobertura do Jornal SPTV da Rede Globo, onde o Diretor interagiu com todos os presentes e ressaltou a importância do acompanhamento  dos pais nessa nova fase dos alunos.

Célia Martins, mãe de Pâmela, que não conhecia a USP, ficou encantada com a acolhida da Diretoria, das veteranas e com a infraestrutura que conheceu. “É um orgulho saber que minha filha agora faz parte disso”, declarou.

Nilsa Wadt, mãe do calouro Danilo e ex-aluna da USP, mesmo tendo feito doutorado na instituição, não conhecia a infraestrutura da FMVZ. Durante as atividades de recepção, pode interagir com alguns pais e conhecer a Faculdade. “Percebi que o trabalho de ensino e tratamento dos animais é de ponta e os alunos terão de ter muita seriedade para irem pra frente. É isso que a gente espera do ensino”, disse ela.

Palestras e visitas

Durante a Semana outros temas foram abordados em palestras, como o temido assunto Drogas no Campus, apresentado pelo Professor João Paulo Becker Lotufo, do Hospital Universitário (HU) da USP;  Bem-Estar Animal; Mercado de Trabalho, entre outros. O objetivo foi apresentar algumas áreas e assuntos de atuação dos profissionais de Medicina Veterinária. Já na Aula Magna, coube ao Ministro da Agricultura de 2003 a 2006, Roberto Rodrigues, falar sobre o papel do Médico Veterinário no Agronegócio Brasileiro. Veja matéria aqui.

Os calouros também fizeram um tour pela Faculdade, conheceram os departamentos, o Hospital Veterinário, Museu de Anatomia e laboratórios.  Visitas didáticas foram feitas à Fazenda Cabanha Interlagos, em Valinhos–SP, que é produtora de ovinos de elite; Regimento da Cavalaria e Canil da Polícia Militar, e Zoológico  de São Paulo.

No sábado, dia dois, as atividades sociais programadas foram finalizadas com a entrega das apostilas doadas ao Cursinho Pré-Vestibular Pimentas, de Osasco, e dos alimentos e produtos de higiene e limpeza ao Lar Vinícius, no bairro Bonfiglioli.

Para a caloura Gabriella Melo Chagas, a Semana organizada pela faculdade e Comissão de Recepção foi de total importância para a integração dos alunos com a infraestrutura, funcionários, docentes e veteranos. “Pudemos conhecer a rica história da instituição e suas inúmeras qualidades através de momentos divertidos e únicos”, declarou.

15

Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de São Paulo. Foto: Assessoria FMVZ-USP

- Clique aqui e confira fotos da Semana de Recepção aos Calouros 2015