FMVZ da USP dá boas-vindas aos seus novos alunos

caloura-natalia Natalia Siviero Bozzo, a primeira matriculada. Foto: Assessoria de Imprensa/FMVZ-USP

De 23 a 28 de fevereiro, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP recepciona seus novos alunos com atividades para facilitar a relação com a comunidade acadêmica e administrativa, identificação da infraestrutura da faculdade e aproximação com temas relevantes para a área. A programação inclui um café da manhã com os pais, palestras, visitas aos departamentos e a locais de possível atuação do médico veterinário, como fazenda de ovinos, cavalaria e canil da Polícia Militar e zoológico da cidade, atividades culturais e recreativas, além do plantio de uma árvore.

O destaque da programação é a aula magna que marca o início das atividades acadêmicas.  O Prof. Dr. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atual Presidente do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Academia Nacional da Agricultura abordará o tema “O Médico Veterinário no Agronegócio Brasileiro”. A atividade é aberta ao público e terá início às 14 horas do dia 27.

No dia 23, às 17 horas, acontece o plantio da muda da árvore que representará a 81ª turma de alunos da Veterinária. Assim, eles têm sua marca “plantada” na Faculdade, simbolizando o vínculo que não deve terminar após o fim do curso; ele poderá sempre voltar para acompanhar o seu crescimento. Ela cresce e floresce, representando o que se espera do aluno e da atuação do médico veterinário.

Ações Solidárias

Ao longo da semana os alunos vão desenvolver uma campanha para promover ações sociais. Entre as atividades estão arrecadação de produtos, bens e alimentos a serem entregues a uma entidade assistencial que acolhe crianças carentes, abandonadas e vítimas de violência doméstica e livros para doação ao Cursinho Pré-Vestibular Pimentas, localizado da cidade de Osasco e administrado por um ex-aluno da FMVZ.  Os animais não foram esquecidos. A campanha também inclui arrecadação de alimentos e produtospara cães e gatos que serão doados ao canil da Prefeitura da USP, que acolhe os animais abandonados no campus Butantã.

Após a intensa Semana de Recepção aos Calouros de 2015, os alunos iniciam o ano letivo.

Confira aqui a programação completa da Semana de Recepção aos Calouros na FMVZ-USP.

Saiba mais sobre a Semana dos Calouros na USP clicando aqui.