Mensagem em homenagem ao Prof. Renato Campanarut Barnabé

*texto: Prof. Dr. Enrico Lippi Ortolani

Prof. RENATO C. BARNABÉ NOS DEIXA AOS 81 ANOS*

Hoje (31/7/2013) as 5 horas da manhã faleceu em casa o saudoso Prof. Renato Campanarut Barnabé. Ele se foi, mas deixou um grande legado como Professor, Cientista e Administrador, a quem a Comunidade da FMVZ-USP reverencia e presta homenagens neste momento.

Prof. Campanarut nasceu em 24 de novembro de 1932, na cidade de Santana de Parnaíba, SP. Entrou com destaque no vestibular da FMV-USP nos primórdios de 1957 se formando na gloriosa turma de 1960. Logo em seguida, em 1961, foi contratado para ministrar aulas na disciplina de Zootecnia no Curso Médio do IZIP, pertencente a FMV, onde permaneceu até janeiro de 1967. Neste meio tempo realizou seu mestrado na área de Reprodução Animal, na primeira turma da FMV, trabalhando com o tema “Desmama precoce de bezerros com quantidades reduzidas de leite” no ano de 1967, ano este que foi contratado como Instrutor junto a cadeira de Patologia e Clinicas Cirurgica e Obstétrica da Faculdade.

Sendo muito objetivo escreveu sua tese de doutorado, intitulada “Variações estacionais no pelame de vacas da raça Jersey e sua correlação com a produção leiteira”, e a defendeu no ano de 1968. A busca de novos horizontes científicos, Prof. Renato foi selecionado e participou durante todo ano de 1969 do Curso de Reprodução Animal do Colégio Real de Veterinária Sueco, sendo orientado pelo Prof. Emérito Nils Lagerlof.

Essa experiência internacional o capacitou a alçar voos mais altos e a se destacar na área de Reprodução Animal, dentro do contexto nacional e até internacional. Foi pioneiro no uso medicamentoso de Prostaglandinas F2α no Brasil, o que alavancou o número de inseminações artificiais em bovinos brasileiros. Aproveitou essa linha de pesquisa para defender sua livre-docência no final do ano de 1975. Após isso, a FMVZ-USP se tornou um centro de referência dentro da reprodução animal, abrindo possibilidade para a Criação do seu curso de Pós-graduação, em 1976, que completou em 2011 os seus 35 anos com grandes festividades, sendo ele o grande homenageado.

Em março de 1983 obteve o título de Professor Titular, abrindo assim possibilidades de tornar alguns de seus sonhos realidade. O principal deles foi a criação do Departamento de Reprodução Animal (VRA), sendo ele o seu primeiro Chefe. Além deste cargo, exerceu também atividades como Diretor do CIZIP em Pirassununga e a Vice-Diretoria da FMVZ de novembro de 1986 a março de 1989.

Embora tenha se aposentado no ano de 2002 continuou na ativa visitando quase que diariamente o VRA e orientando um grande número de estudantes. Em 2010 capitaneou uma grande comitiva do VRA que participou de 8º Congresso Internacional de Reprodução de Ruminantes na fria cidade de Ancorage, no Alasca. Na sua volta, escreveu com entusiasmo um longo diário da viagem descrevendo com detalhes a beleza da natureza da cidade e o calor humano lá encontrado, embora estivessem num clima tão frio.

No decorrer de sua carreira orientou 31 mestrandos, 25 doutorados e quatro alunos de iniciação científica, deixando “órfãos” dois mestrando e um doutorando. Publicou 92 trabalhos científicos em renomadas revistas internacionais e nacionais, seis livros didáticos, e traduziu mais de uma dezena de livros e capítulos de livros na área de reprodução. Participou de mais de cinco dezenas de concursos em todas as regiões brasileiras. Obteve o título de Professor Honoris Causa da nossa coirmã FMVZ-UNESP de Botucatu e de pesquisador Emérito do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. ´Foi membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e da Academia congênere Paulista. Ganhou vários prêmios, destacando-se o “Lifetime Research Award” no Congresso Internacional de Reprodução Animal, em 2004.

Casado com a destacada Professora Valquíria constituiu uma bela família deixando além da viúva os filhos: Max, Alexandre, Murilo e Renata, os quais lhe agraciaram com vários netos .

Além de sua família Prof. Renato deixou uma grande plêiade de amigos. Seu exemplo de dedicação e amor à FMVZ-USP jamais será esquecido por todos nós. Obrigado por tudo e que Deus o acolha!!

(Mensagem escrita por Enrico L. Ortolani)

files/homenagem_barnabe.pdf