FMVZ/USP é sucesso de público em sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia!

A participação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, organizada pela CCEx/FMVZ e pelo Museu de Anatomia Veterinária (MAV), marcou presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCT. O evento como um todo recebeu 10.726 visitantes ao longo dos 5 dias de atividades. A nossa participação levou o nome, as atividades e algumas pesquisas em andamento na FMVZ, bem como a marca do MAV para diferentes públicos. Também foi uma importante experiência para os cinco estagiários do Museu que participaram da SNCT, em sua maior parte alunos da graduação da FMVZ, da FFCLH e EACH (Daniela Pedrosa Machado,  Rafael Eduardo Santana Oliveira Santos, Cynthia Regina Alves da Silva,  Júlia Zitelli Silva, Miriam Zibordi). Cerca de 2.250 pessoas visitaram e receberam atendimento no estande da FMVZ.

O evento integrado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCT em São Paulo aconteceu no período de 16 a 20 de outubro de 2012, das 9h às 16h, no Parque Cientec da USP. Organizado pelo Museu de Ciências da USP, o evento foi totalmente gratuito e voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além do público em geral. Foram mais de 40 atividades das diversas áreas do conhecimento, entre exposições, oficinas, palestras e experimentos. O evento reuniu atividades como experimentos, jogos interativos, oficinas, cursos, palestras, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população em torno de temas referentes a atividades de ciência, tecnologia e inovação.

Coordenada nacionalmente pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, a SNCT 2012 teve como tema: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente desde 2004 e tem como propósito mobilizar e aproximar a população em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Muitas atividades acontecem ao longo da semana, como oficinas, cursos, experimentos, palestras, realizadas por Universidades, institutos de pesquisa, centros e museus de C&T, escolas, parques, bibliotecas, empresas públicas e privadas.

Imagens: FMVZ/USP

Texto: Maurício Cândido da Silva, museólogo, MAV/FMVZ/USP