1º Dia do Leite: Aprendendo a Produzir com Qualidade, Rentabilidade e Bem Estar Animal

No dia 03 de agosto foi realizado o “1 Dia do Leite: Aprendendo a Produzir com Qualidade, Rentabilidade e Bem- Estar Animal”, na Capela Nossa Senhora de Aparecida, no Bairro Paraíso, organizado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Martins (FMVZ-USP), pela sua equipe (alunos de graduação, pós graduação e Pré Inciação Científica) fruto do Projeto de Cultura e Extensão, coordenado pela mesma, intitulado: “Impactos do conhecimento técnico-científico de retireiros de vacas na qualidade e produtividade do leite” da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ, USP, em Parceria com o Laticínio JAMAVA e com a Unidade de Defesa Agropecuária de Itirapina. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, da empresa SOCIL, do Banco do Brasil e da Coordenadoria do Campus de Pirassununga (CCPS).

Os objetivos do projeto coordenado pela docente são: proporcionar a todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite conhecimento, conscientização, troca de experiências e motivação para a obtenção de um leite de qualidade, colocando em prática a extensão rural promovida pela Universidade de São Paulo, incentivando o contato entre universidade e população, neste caso, os produtores rurais, para que as pesquisas geradas possam ser aplicadas e adaptadas ao meio prático do agronegócio.

A abertura do evento foi realizada pelo Laticínio Jamava (M.V. Eduardo Capodifoglio), Profa. Dra. Maria de Fátima Martins e Prof. Dr. Marcos Veiga dos Santos (Docente e Chefe Suplente do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP). As palestras propostas foram: Boas Práticas de Ordenha, ministrada pelo Prof. Dr. Arlindo Saran Netto (Docente da FZEA-USP) e aluna de mestrado M. V. Paula A. P. Pieruzzi (FMVZ –USP), Bem Estar Animal na Pecuária Leiteira, ministrada pela Profa. Dra. Maria de Fátima Martins (Docente da FMVZ-USP), O Papel da Defesa Agropecuária na Garantia da Sanidade Animal, ministrada pelo Assistente Agropecuário e mestrando da FMVZ-USP Luciano Lagatta, Nutrição de Bovinos, ministrada por Delmer Camargo Whitaker, da empresa SOCIL e uma palestra ministrada por um grupo representando o Banco do Brasil.

O Evento teve duração de 5 horas e contou com a presença de mais de 150 pessoas, representadas por produtores leiteiros e familiares, funcionários, representantes de cooperativas e demais profissionais da área, tornando-se um local destinado para discussões sobre o futuro da atividade leiteira e motivação para todos que pretendem prosseguir nesta atividade, apesar das adversidades encontradas, como em qualquer outra atividade que depende das condições climáticas, barreiras comerciais, políticas e sanitárias.

Em vista do sucesso obtido, a equipe agradece a todos os evolvidos para a realização deste 1° Dia do Leite e espera que mais ações como esta sejam incentivadas e apoiadas para que o elo entre universidade e comunidade possa se fortalecer, gerando frutos para ambas.

Texto: Profa. Maria de Fátima Martins