Logo USP

facebook

english

español

Prof. Dr. João Palermo Neto é premiado durante 22º Congresso Brasileiro de Avicultura

Durante a solenidade de abertura do 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), o Prof. Dr. João Palermo Neto, do Departamento de Patologia  desta FMVZ-USP foi premiado com o Troféu Mérito “Lauriston Von Schmidt”, pelos relevantes serviços prestados à causa da avicultura brasileira nos campos técnico, empresarial e político.

Diretoria FMVZ/USP



Notícia na Reitoria da USP:
http://www.usp.br/imprensa/?p=15231


No dia 25 de outubro, terça-feira, às 11hs, será entregue ao professor João Palermo Neto (foto), chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, o Troféu Mérito “Lauriston Von Schmidt”, durante a solenidade de abertura do 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), que acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, de 25 a 27 deste mês.

Segundo a UBABEF – que reúne especialistas envolvidos na cadeia de produção de aves – a premiação ao professor se deve “em face dos relevantes serviços prestados no campo técnico, à avicultura brasileira”. Dizendo se sentir muito honrado por esta homenagem, Palermo Neto acredita que o recebimento deste prêmio é pelo conjunto de atividades que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira na pesquisa de análises de risco de medicamentos veterinários e segurança alimentar, e verificando a qualidade dos produtos aviários.

“O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e as pesquisas são importantes tanto para manter a qualidade do que é exportado, mas também do que consumimos”, destaca o professor.

Mais de 40 anos de docência

O professor possui graduação em Medicina Veterinária pela USP, com mestrado e doutorado em Farmacologia, ambos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: SNC, diazepam, dopamina, neuroimunomodulação, imunidade inata e estresse.

Com mais de 40 anos dedicados à docência na USP, Palermo Neto já ocupou cargos administrativos na Unidade, tendo sido diretor de 1989 a 1993 e de 1997 a 2001; além de chefe de Departamento de 1994 a 1997, estando no seu segundo mandato neste momento.

Além do ensino, pesquisa e extensão na Universidade, o professor também atua como assessor em outras instituições: na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de outros estados – Fapemig, Faperj e Fapergs – no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e na Food And Agricultural Organization Of The United Nations (FAO), Itália, na qual é o único latino-americano que participa de um grupo que analisa o risco de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal.

Prêmio

A cada Congresso Brasileiro de Avicultura, a UBABEF homenageia três personalidades que tenham se destacado por relevantes serviços prestados à causa da avicultura brasileira nos campos técnico, empresarial e político. Esta homenagem é simbolizada pelo Troféu Mérito Lauriston Von Schmidt que foi um dos criadores da antiga UBA, em 1963, nasceu em Descalvado, no interior de São Paulo, e tornou-se técnico em incubação avícola, tendo destacado-se como líder do setor e ajudado a criar associações de avicultura em vários países da América Latina e levado o nome do setor avícola brasileiro aos Estados Unidos e à Europa.