Prof. Silvio Vasconcellos é premiado pelo CFMV

Plenário do Conselho Federal de Medicina Veterinária outorgou o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, versão 2011, ao Prof. Dr. Silvio Arruda Vasconcellos, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal desta FMVZ-USP.

Diretoria FMVZ/USP

Sobre o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho

Fonte CFMV

Nascido em 14 de abril de 1914 em Tupanciretan, no Rio Grande do Sul, Paulo Dacorso Filho foi um dos grandes nomes da Medicina Veterinária do Brasil. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil em 1934, empresta respeito, importância e dignidade ao prêmio que leva seu nome. Fez parte de várias associações e sociedades e também foi membro do Conselho do CFMV.

Obteve o título de Mestre (Master of Science) em Patologia pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947. Formou-se também em Medicina, pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1952. De 1952 a 1974, foi chefe do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital-Escola São Francisco de Assis.

Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, e contribuiu para o desenvolvimento de muitos acadêmicos. De produção acadêmica, possui cerca de 70 artigos científicos publicados. Ocupou, ainda, diversos cargos em respeitadas instituições. No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965.

Resolução nº. 677, de 14 de dezembro de 2000.