Logo USP

facebook

english

español

Apresentação

Desde sua fundação em 1919, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) tem como um de seus principais objetivos formar profissionais altamente qualificados para pesquisar e atuar na área de medicina veterinária.

Adicionalmente, seus serviços de extensão à comunidade envolvem atendimento anual de cerca de 60 mil animais e 70 mil exames laboratoriais para auxílio do diagnóstico veterinário. 

É constituída de seis Departamentos: de Cirurgia, de Clínica Médica, de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, de Reprodução Animal, de Patologia e de Nutrição e Produção Animal. Conta com o museu de anatomia animal, biblioteca especializada, hospital veterinário que atende animais de pequeno e grande porte e ambulatório para atendimento de aves silvestres e exames laboratoriais.

O curso de Medicina Veterinária é ministrado em tempo integral no campus de São Paulo e complementado com disciplinas no campus de Pirassununga. Tem a duração de cinco anos, sendo que o último semestre é destinado à realização do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Os primeiros três semestres incluem aulas nas áreas básicas ministradas no Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biociências, Instituto de Química  e Instituto de Matemática e Estatística.

A FMVZ possui programa de bolsa de aprimoramento e cursos de pós-graduação nas áreas de: Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Medicina Veterinária Preventiva e Anatomia Patológica.